Fotos para Hotelaria
Como fazer boas fotos do seu hotel?
Para que os hóspedes façam reservas no seu hotel, você primeiro precisa chamar a atenção deles com imagens atrativas do seu negócio.
Quando reservam uma acomodação, os viajantes esperam encontrar uma representação realista e clara do seu hotel, sem megaproduções, montagens e manipulações.
Valorize os melhores ângulos, perspectivas, amplitude, profundidade, brilho, luz e cores dos cenários. A nitidez, transparência e clareza das imagens são atributos que geram confiança e credibilidade.
As fotografias devem levar o visitante a uma viagem visual, cativante e inspiradora. Acrescente detalhes à decoração, flores dão vida ao ambiente.
Tudo que diferencia o seu hotel dos demais merece ser fotografado.
As fotos devem destacar o que você oferece de melhor.
Quantas fotos sua pousada precisa?
Os sites de reservas recomendam publicar pelo menos 25 fotos das áreas comuns e categorias de apartamentos do seu hotel - pousada.
Para clientes com mais áreas sociais, internas, externas e diferentes tipos de acomodações recomendo de 50 a 100 fotos.
Depende da estrutura e comodidades que a hospedagem oferece. Apresento um check-list com as principais áreas e recomendações para produção das fotos.
Áreas sociais, comuns aos hóspedes:
Estacionamento
Garagem
Recepção
Sala de Estar
Restaurante
Café da Manhã
Pátio - Jardim
Parquinho infantil
Academia
Piscina
Sala de Jogos
Sala Kids
Salão de Eventos
Sala de computadores - internet
Sauna
Churrasqueira
Recomendações para as fotos dos quartos:
É importante fotografar todas as categorias de quartos oferecidas: Solteiro, Casal/Duplo, Quartos Triplos, Suítes e Estúdio.
Tire no mínimo 4 fotos de cada categoria de quarto e pelo menos uma fotografia do banheiro disponível em cada uma delas.
Fotos com ângulos diferentes:
-
Ângulo diagonal mostrando todo o quarto.
-
Ponto de vista oposto da entrada.
-
Visão central com ângulo reto.
-
Vista a partir do canto do quarto.
Detalhes ao fotografar os quartos:
-
As camas devem estar bem arrumadas, travesseiros, fronhas, lençóis, mantas, cobertores e peseiras, devem estar passadas e esticadas.
-
Todas as luzes devem estar acesas, incluindo abajures e luminárias.
-
Deixe as cortinas abertas para mostrar a vista e capturar a luz natural do ambiente.
-
Preste atenção para que as superfícies dos móveis estejam limpas.
-
A TV deve estar desligada e verifique se reflete sujeira e gordura.
-
Os carpetes e o piso devem estar sem manchas.
-
Cabos e fios não devem estar visíveis ou tente esconder quando for possível.
-
Mantenha armários, guarda roupas e estantes fechados.
Orientações para Apart-hotel ou Residencial:
Faça fotos da entrada do prédio, escadas de acesso, portão eletrônico e garagem.
Nos apartamentos fotografe sala de jantar ou de estar, cozinha, cozinha americana, lavanderia e área de serviço, varandas e sacadas.
Lembre-se de fotografar todos os tipos de Apartamentos, de 1 Quarto, de 2 Quartos, Apartamento Estúdio, Apartamento térreo e Cobertura.
Fotografe os diferentes quartos de cada apartamento, além do apartamento como um todo. Sempre contemplando pelo menos 5 fotos de cada unidade.
Mostre os equipamentos e utensílios nas acomodações:
-
Fogão.
-
Geladeira.
-
Balcão da pia.
-
Máquina de lavar.
-
Armários.
-
Cafeteira.
-
Micro-ondas
-
Ar-condicionado.
-
Frigobar.
-
Cofre.
-
Mesa de trabalho.
-
Não é necessário mostrar detalhes como panelas e louças.
-
Mantenha o local limpo.
Sua localização:
A fachada do hotel, pousada ou edifício e a sua localização na rua.
Entrada principal e acessos laterais, portões, rampas, aclives ou declives.
Fotografe de acordo com a posição do sol, no horário em que a fachada está ensolarada.
Uma sessão noturna também é recomendável, caso o prédio seja bem iluminado.
O que evitar ao produzir as imagens:
-
Evite placas de rua, carros estacionados e pessoas passando pelo local.
-
Reflexos de pessoas em espelhos, janelas, box e tvs.
-
Fotos de televisores e monitores de computadores ligados.
-
Fotos de aparelhos mostrando datas (relógios, despertadores).
-
Fotos de hóspedes, modelos ou donos da propriedade.
-
Fotos que exibam nudez ou poses sensuais.
-
Fotos de logotipos, marcas, prêmios ou informações de contato.
-
Não utilize fotos distorcidas, produzidas com lentes "olho de peixe".
-
Não utilize fotografias com saturação de cores em excesso.
-
Não utilize fotos artísticas ou preto e branco.
Continue lendo...